Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Dente humano de 560.000 anos é achado no sudeste da França

Na tarde de quinta-feira (23/7), Camille, de 16 anos, e Valentin, de 20, trabalhavam com um pincel quando encontraram o dente.

AFP Photo / Raymond Roig


Uma arqueóloga voluntária francesa de 16 anos e um colega de 20 encontraram na semana passada no sudoeste da França o dente de um adulto que viveu há 560.000 anos, uma descoberta importante, segundo os pesquisadores.
"Um dente grande de adulto - de homem ou mulher, não se sabe - foi encontrado durante as escavações em um nível do solo que sabemos que remonta de 580.000 a 550.000 anos, porque utilizamos diversos métodos de datação diferentes", explicou nesta terça-feira à France Press a paleoantropóloga Amélie Viallet, de 39 anos.


"É uma descoberta importante porque temos poucos fósseis humanos deste período na Europa", acrescentou. "É uma peça do quebra-cabeças que nos faltava para contribuir na resolução da pergunta crucial: o homem de Neandertal, de 120.000 anos, é proveniente de uma única linhagem?", acrescentou a paleoantropóloga.

Tautavel, um povoado próximo a Perpiñán, é um dos sítios pré-históricos mais importantes do mundo. Neste mesmo lugar, onde milhares de voluntários fazem escavações há 50 anos, já haviam sido encontrados mais de 140 restos de esqueleto do "homem de Tautavel", que viveu há 450.000 anos.
Fonte: http://www.correioweb.com.br/

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Robô pedreiro constrói casa inteira em 2 dias


Robô pedreiro constrói casa inteira em 2 dias

Por Redação Olhar Digital - em 01/07/2015 às 13h47
Avaliação:
Avaliar:

  • Robôs
  • Robótica
  • Tecnologia


    n
Um engenheiro australiano desenvolveu um robô capaz de construir uma casa inteira em apenas dois dias. Batizado de Hadrian, ele é resultado de mais de dez anos de pesquisa e desenvolvimento de Marc Pivac.

O robô consegue determinar o posicionamento preciso de cada tijolo em determinadas estruturas. Depois disso, Hadrian corta seus próprios tijolos e os transporta até o local de construção. Um mecanismo automatizado na extremidade de seu braço funciona como um guindaste, erguendo as peças. Depois disso, os tijolos são colocados individualmente no cimento.

Ao automatizar o carregamento, corte, transporte e colocação 24 horas por dia, Picav garante que o robô pode construir uma estrutura de casa padrão dentro de dois dias. Hadrian é totalmente elétrico e projetado para minimizar as emissões de gases com efeito estufa.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/