Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Crânio achado enterrado revela que decapitação mais antiga das Américas ocorreu no Brasil

  

O Brasil nem era Brasil — na verdade estava longe demais de ser —, mas já entrava para a história. Pelo menos isso é o que indica uma pesquisa feita pela USP e pelo Instituto Max Planck, da Alemanha.

Pesquisadores afirmam ter encontrado, em terras brasileiras, um esqueleto que indica o mais antigo caso de decapitação humana nas Américas. O homem, que teria 30 anos, foi morto há 9 mil anos.

De acordo com os relatos, a decapitação teria acontecido em um ritual religioso e não seria a causa da morte. Os especialistas afirmam que o homem pode ter tido a cabeça arrancada em “sacrifício” após morrer.

Apesar de algumas teorias, pesquisadores descartam que o crânio seja um “troféu de guerra” e parte mais para a hipótese religiosa. A parte do esqueleto foi encontrada em Lagoa Santa, em Minas Gerais, na caverna Lapa dos Santos.

O crânio foi encontrado em 2007 e estudado desde então. Quando achado, ele estava enterrado a 55 centímetros de profundidade e separado dos demais ossos encontrados. Segundo os especialistas, a certeza é que a decapitação foi feita utilizando uma pedra afiada.

Com a confirmação, as Américas mudam drasticamente essa parte de sua história. Até o caso brasileiro, o mais antigo de decapitação documentado no continente era proveniente do Peru e teria ocorrido há 4 mil anos. 

A localização da decapitação também intrigou os especialistas. Isso porque as civilizações andinas eram mais envolvidas com esse tipo de ritual, diferente das que habitaram o que hoje é o Brasil. A posição do corpo, porém, pode ajudar a resolver esse problema.

Os arqueólogos afirmam que o crânio foi encontrado próximo a duas mãos amputadas que cobriam seus olhos. Agora, antropólogos entrarão em ação para tentar descobrir as motivações da decapitação “brasileira”, a mais antiga das Américas.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Como aproveitar o poder da sua mente para alcançar os seus objetivos

“Se você puder liberar a sua mente dos pensamentos negativos, você será um vencedor”. 
(Foto: Getty Images/Mustafa Hacalaki/Yahoo Health)

O que promove o sucesso?
Sujar-se todo e superar os obstáculos. Pelo menos, é isso o que Joe De Sena crê.
Seu currículo como corredor de obstáculos é lendário. Ele participou de mais de 50 ultramaratonas e de 12 Ironman Triathlonem apenas um ano. A maioria de suas corridas tem um percurso de 160 km ou mais, e estão intercaladas com algumas maratonas tradicionais (mas para ele, essas maratonas são como dar uma voltinha de 3 km, pelo parque).
Como se isso não fosse suficiente, Joe transformou sua paixão em um movimento global que promove eventos de corridas de obstáculos para milhões de pessoas em todo o mundo. Qual é a sua missão? Tirar as pessoas do sofá!
Você provavelmente já ouviu falar das corridas de Joe. Elas estão se tornando mais populares a cada ano. Se os seus amigos já tentaram convencer você a participar de uma Spartan Race com eles, você já sabe do que eu estou falando.
Essas são algumas das corridas de obstáculos mais difíceis que existem, e elas tendem a atrair ex-militares, atletas e praticantes docrossfit.
Mas quando eu me sentei com Joe, tempos atrás, para lhe perguntar sobre como ele desenvolveu essas corridas, acabamos conversando muito sobre como chegar ao seu melhor nível de desempenho físico, através — ou não — dos cansativos percursos de obstáculos.
Joe segue a filosofia dos espartanos, pessoas que viveram na Grécia antiga e eram conhecidas por suas incríveis habilidades como guerreiros, bem como por sua força mental. Ele interpreta essa ideologia como comprometer-se com uma meta, colocá-la em prática, e fazer tudo para alcançá-la.
Quando se trata de desempenho físico, Joe salienta que o fator que faz toda a diferença, está em nossa mente. Segundo suas próprias palavras: “Se você puder liberar a sua mente dos pensamentos negativos, você é um vencedor”.
Então, o que fazer quando você está morto de cansaço, não tem nenhuma motivação, e simplesmente não quer mover nem um dedo?
Joe sugere que você evoque o poder da sua mente para usar o seu compromisso como um elemento motivador não disposto a negociar. Independentemente de como você se sinta, se você se comprometer com uma meta, você vai cumpri-la. Isso vai levar você através de cada dia (com seus altos e baixos) a conseguir seguir seu treinamento com regularidade.
Joe diz que essa constância, combinada com uma dieta apropriada, e bons hábitos de descanso, realmente pode proporcionar ao seu corpo o desempenho de um verdadeiro guerreiro espartano.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Escorpião alien pode ter sido fotografado por robô da Nasa

Um homem que se declara profissional em estudo de aliens acredita que esta foto prova que há vida em marte! Ele alega dizer que a imagem mostra um gigante escorpião na superfície do planeta vermelho.
O especialista taiwanês Scott C. Waring também acredita que a fotografia mostra uma figura em espécie de cabana que ele observou ter se repetido em outras reproduções. Ele afirma que estas estruturas podem abrigar possíveis marcianos.
(Reprodução/NASA)(Reprodução/NASA)
"Nós fomos programados para pensar que não existe vida em outros planetas", afirma Waring.
"Nesta foto eu encontrei uma criatura viva, com um exoesqueleto preto, muito semelhante a um besouro do deserto ou um escorpião", continua o especialista em um site que discute a existência de vida no espaço.
(Reprodução/NASA)(Reprodução/NASA)
E você? Consegue enxergar no canto direito da foto um formato que se pareça algo vivo?

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com

Arqueólogo espanhol afirma finalmente ter encontrado a lendária Atlântida


“Apenas um dia e uma noite terrível”. Segundo o filósofo Platão, foi esse o tempo necessário para uma tragédia natural fazer ruir Atlântida, a cidade lendária que teria sido destruída por um dilúvio. E, agora, ela pode finalmente deixar de ser um mito para se tornar uma verdade.

O pesquisador espanhol Manuel Cuevas, especialista no assunto, afirmou que acredita ter encontrado a mítica cidade. De acordo com os registros de Platão, Atlântida ficaria nas proximidades onde atualmente está o Parque Nacional de Doñana, em Andaluzia, na Espanha. E foi lá que a pesquisa começou e pode ter tido êxito.

Imagens de satélite utilizadas para a pesquisa feita por Cuevas (Reprodução)Imagens de satélite utilizadas para a pesquisa feita por Cuevas (Reprodução)

“Tenho 99% de certeza que encontrei Atlântida”, afirmou Cuevas para a imprensa. O espanhol baseou sua pesquisa em imagens de satélite feitas na região onde Platão afirmou ter existido a cidade. Segundo ele, as fotos mostram “a existência de diversas estruturas construídas pelo homem e que formariam uma grande cidade antiga”.

O pesquisador ainda afirma que as imagens trazer o que poderia ser muralhas, ruas e até mesmo um edifício com uma cúpula gigantesca. Esses restos, diz ele, evidenciam a formação de uma grande cidade com extensão de mais ou menos oito quilômetros. As estruturas passam ainda a impressão de uma cidade circular, que poderia estar em uma ilha.

“Seja ou não seja Atlântida — porque nem sabemos se era esse o nome — o fato é que a evidência trazida pelas fotografias é bastante clara. E é clara em relação a existência de restos e estruturas muito antigas e feitas pelo homem. Estamos diante de uma sociedade antiga e desconhecida, que talvez habitasse nossos pensamentos apenas como mito”, explica Cuevas.

Simulação gráfica mostra como seria a suposta Atlântida antes do dilúvio (Reprodução)Simulação gráfica mostra como seria a suposta Atlântida antes do dilúvio (Re …

Feita a descoberta, o pesquisador contatou Ramón Caroz, um dos mestres de arqueologia da Universidade de Sevilla, também na Espanha. A resposta foi animada e interessada sobre o assunto, mas repleta de cautela. O especialistas afirmou que “quer estudar qualquer evidência comprovável”, mas que prefere ir com calma antes de fazer qualquer anúncio.


Apesar da desconfiança da comunidade científica e arqueológica em torno da descoberta, Cuevas não se cansa de falar sobre os 99% de certeza que possui. Alheio às críticas, o pesquisador garante a pessoas próximas que fez, com essas imagens de satélite, a maior descoberta de sua vida — e uma das maiores da história da humanidade.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

África do Sul: antiga espécie do gênero humano é descoberta

Os fósseis foram encontrados em uma gruta de difícil acesso, perto de Joanesburgo


Uma antiga espécie do gênero humano, desconhecida até agora, foi descoberta por uma equipe de pesquisadores internacionais na África do Sul, onde foram exumadas as ossadas de 15 hominídeos (família da ordem dos primatas, cuja única espécie atual é o homem).Lee Burger, professor da Universidade de Witwatersrand, e o vice-presidente da África do Sul posam com o crânio descoberto
Lee Burger, professor da Universidade de Witwatersrand, e o vice-presidente da África do Sul posam com o crânio descoberto
Foto: WITS UNIVERSITY / EFE
Os fósseis foram encontrados em uma gruta de difícil acesso, perto de Joanesburgo, no sítio arqueológico conhecido como Berço da Humanidade e inscrito na lista do patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. "Apresento uma nova espécie do gênero humano", disse o pesquisador Lee Berger, da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, durante entrevista coletiva em Maropeng, onde fica o sítio arqueológico. Em 2013 e no ano passado, cientistas exumaram mais de 1.550 ossos pertencentes a pelo menos 15 indivíduos, incluindo bebês, jovens adultos e pessoas mais idosas. A nova espécie foi batizada homo naledi e classificada no gênero homo, ao qual pertence o homem atual.    Foto: WITS UNIVERSITY / EFE
O Museu de História Natural de Londres considerou a descoberta notável. "Alguns aspectos do homo naledi, como as mãos, os pulsos e pés, são muito próximos do homem moderno. Ao mesmo tempo, o pequeno cérebro e a forma da parte superior do corpo estão mais próximos de um grupo pré-humano denominado australopiteco", explicou o professor Chris Stringer, do useu de Londres, autor de um artigo sobre o tema publicado na revista científica eLife. A descoberta poderá fornecer mais informação sobre a transição, há cerca de 2 milhões de anos, do australopiteco primitivo para o primata do gênero humano, o antepassado direto do homem atual.
Fonte: http://noticias.terra.com.br

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Escultura de madeira russa é duas vezes mais antigas que as Pirâmides do Egito

(Reprodução/Wiki)(Reprodução/Wiki)Uma misteriosa escultura em madeira foi datada como tendo 11 mil anos de acordo com um novo teste. O objeto deve ter sido feito durante o período Mesolítico e contém um código indecifrável.

Em análises anteriores, ela foi dada como tendo 9,5 mil anos, porém o teste era controverso e, por isso, foi refeitos utilizando uma técnica mais moderna, a espectrometria de massa acelerada.

A imagem de Shigir, como foi nomeada, é duas vezes mais antiga que as Pirâmides e o Stonehenge e, sem dúvidas, a mais antiga estrutura de madeira já encontrada em todo o mundo.

Seu aparecimento aconteceu no final do século 17 em um pântano na Rússia. As condições do local preservaram tão bem a raridade que não somente o rosto esculpido é bastante visível, mas também uma série de linhas e rabiscos ao longo dos seus 9 metros de comprimento.

O professor Mikhail Zhilin, da Academia Russa de Ciência disse que "o ornamento é coberto de informações criptofrafadas. As pessoas da época passavam conhecimento com a ajuda de imagens".
Desenho do arqueólogo Vladimir Tolmachev, ainda durante o período soviético. (Reprodução/ Tolmachev V.Y.)Desenho do arqueólogo Vladimir Tolmachev, ainda durante o período soviético. (Reprodução/ Tolmachev V.Y.)
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com


terça-feira, 1 de setembro de 2015

Alemão choca milhares ao exibir foto de urso polar desnutrido

Comentários: Entristece em ver que as atitudes humanas são apenas de destruição!

(Foto: Reprodução / Kerstin Langenberger)

Um fotógrafo chocou internautas do mundo inteiro com um clique capaz de conscientizar milhões de pessoas. Durante uma visita às Ilhas Svalbard, localizadas entre a Noruega e o Pólo Norte, Kerstin Langenberger flagrou um urso polar extremamente magro andando em uma pequena calota de gelo. 

Desde sua publicação no Facebook em 20 de agosto, a imagem já teve mais 27 mil compartilhamentos. Segundo o fotógrafo alemão, a condição do animal se deve às mudanças no clima, que trazem dificuldades para a sobrevivência da espécie. 


“Sim, eu vi ursos em boa forma, mas eu também vi outros mortos ou passando fome. Ursos andando na costa à procura de comida, tentando caçar alces, comer ovos de aves, musgos e algas. Muitas vezes, eu vi ursas muito magras e essas são exclusivamente fêmeas, como essa (da foto). Um mero esqueleto, ferida numa pata dianteira, possivelmente por uma tentativa desesperada de caçar uma morsa”, disse Kerstin na postagem. 

Langenberger ainda fez um apelo para que a humanidade consiga salvar animais como o urso polar, reduzindo o impacto de suas ações no meio ambiente. “A mudança climática está acontecendo grandiosamente aqui no Ártico. E é nossa escolha tentar mudar isso. Então, vamos fazer algo contra a maior ameaça do nosso tempo”, completou.  

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com