Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Nasa encontra imagem do universo 'sorrindo' para a Terra

(Reprodução/Nasa)(Reprodução/Nasa)Uma surpresa apareceu em frente a estudiosos da Nasa que analisavam imagens do Observatório de Chandra e do telescópio Hubble. Linhas circulares de galáxias se construíram de uma forma especial que faz com que pareça que o universo está sorrindo para a Terra. Ainda não entendeu o fenômeno?
Estrelas localizadas a cerca de 4,5 milhões de anos luz, que provavelmente foram destorcidas pelo efeito da gravidade na luz, formaram o que pode parecer um emoticon de sorriso. Os pontos brilhantes que representam supostos 'olhos' são, na realidade, duas galáxias enormes que estão aproximando-se uma da outra a uma velocidade de cerca de 480 km/h. Já, o traço brilhante que simbolizaria um possível sorriso se forma graças a combinação (mesmo em profundidade) de diversos outros grupos de estrelas organizados um atrás do outro.
Por conta de um fenômeno chamado lente gravitacional, a luz das galáxias está chegando até aqui de uma forma curvada. Esse efeito foi previsto por Albert Einstein, na sua teoria geral da relatividade, que explica que a matéria distorce o 'tecido' do universo dependendo da relação espaço-tempo.
Objetos extremamente maciços, como galáxias e buracos negros podem se deformar tanto que eles causam uma espécie de distorção na luz de objetos atrás deles. Com esta descoberta do 'sorriso', os cientistas agora estão estudando mais profundamente galáxias do grupo Gato de Cheshire.
Em um artigo publicado no site da revista arxiv.org, o professor Jimmy Irwin, um astrônomo da Universidade do Alabama, e seus colegas disseram: "O grupo Gato de Cheshire é grupo relativamente pobre e dominado por duas galáxias elípticas luminosas cercadas por pelo menos, quatro arcos de galáxias de fundo, que dão ao sistema uma aparência bem-humorado".

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com

terça-feira, 24 de novembro de 2015

O universo pode estar completamente tomado por uma bizarra matéria escura

O mundo que nós conhecemos e todo o universo em torno dele pode estar cercado de uma densa e (quase) onipresente matéria escura, da qual inclusive cerca de 27% de todo o cosmo é feito. Pesquisas recentes divulgadas pela Nasa na imprensa britânica mostram que filamentos gigantes dessa substância negra estão concentrados em torno de corpos celestes, como a Terra ou Marte.
Matéria escura se organiza em fios que podem ser mais densos que sistemas solares inteiros. (Reprodução)Matéria escura se organiza em fios que podem ser mais densos que sistemas solares inteiros. (Reprodu&cc …
Segundo os cientistas, enormes "fios" (chamados pelos especialistas de "cabelos") de matéria escura estão por toda parte do universo, formando filamentos que podem ser maiores do que muitos planetas. Eles se movimentam na mesma velocidade e orbitam galáxias como a Via Láctea.
"Um filamento pode ser muito maior do que o Sistema Solar até, e existem muitos fios diferentes cruzando a nossa vizinhança", explica o pesquisador Gary Prézeau. "Quando a gravidade interage com o gás da matéria escura e fria durante a formação das galáxias, todas as partículas de dentro desse fluxo vão continuar na mesma velocidade".
No entanto, quando um desses fluxos se aproxima de um planeta como a Terra, a densidade desse fio fica maior, criando o cenário que os cientistas chamaram de "cabelos de matéria escura": um filamento não cruza a Terra, e fica concentrado em "raízes" que circundam o astro – o que não deveria acontecer, teoricamente, uma vez que, do ponto de vista da própria matéria escura, nenhum planeta seria obstáculo.
"Caso um dia consigamos identificar a localização desses cabelos, poderíamos potencialmente enviar uma sonda para finalmente identificarmos esses dados importantes sobre a matéria escura", acrescentou, entusiasmado, o professor Prézeau.
Porém, os filamentos não cruzam os planetas e formam raízes. (Reprodução)Porém, os filamentos não cruzam os planetas e formam raízes. (Reprodução)
Em planetas maiores, como Júpiter (o mais denso do Sistema Solar), a densidade da matéria escura em torno do astro pode chegar a 1 trilhão a mais do que o considerado normal. "A matéria escura iludiu todas as tentativas de detecção direta por mais de 30 anos. As raízes desses cabelos seriam o lugar mais atraente para pesquisar", completou o cientista Charles Lawrence, diretor do laboratório JPL, subordinado à Nasa.
Relacionada ao movimento de expansão constante do universo, a matéria escura não pode ser vista pelos olhos do homem, muito menos por telescópio. Mas a sua influência nos corpos é calculada com base nos efeitos gravitacionais – assim como, se você acender uma tocha em uma sala completamente escura, só poderá ver o que está sendo iluminado, mas isso não significa que não há mais nada naquele ambiente. 
Portanto, segundo os astrônomos, entender o seu comportamento poderá ser a chave para compreender melhor como as camadas invisíveis influenciam os planetas, bem como o comportamento dos oceanos e das marés com base nas fases da Lua.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Aquecimento global derrete gelo de montanhas e revela múltiplos cadáveres

  

Em nenhum aspecto possível o aquecimento global se torna algo bom. Mas, em alguns momentos, seus efeitos podem ser fascinantes. Principalmente para pessoas que são fissuradas na história do nosso planeta.

Foi isso o que aconteceu em um pequeno vilarejo na Itália. Um morador de Peio, cidade que fica aos pés de uma grande montanha, descobriu corpos mumificados que foram revelados por conta do degelo acelerado da neve na região.

Entre as expedições de Maurizio Vincenzi, responsável pela maioria das descobertas, foram encontrados diversos corpos de soldados e objetos que pertenciam a eles. Trata-se da revelação de quem participou da chamada “Guerra Branca”.

Cadáveres estão em perfeito estado de conservaçãoCadáveres estão em perfeito estado de conservação

O confronto entre italianos e austríacos aconteceu justamente no pé das montanhas da Itália e chegou a ocorrer em temperatura extremamente frias. Não a toa, todos os homens congelados foram encontrados agora em estado de conservação perfeito.

E muito mais do que soldados dessa guerra, Vincenzi encontrou também diversos combatentes da Primeira Guerra, todos no mesmo estado. Junto deles estavam diversos objetos da época que foram recolhidos por especialistas e agora estão sendo devidamente estudados.

Esse tipo de expedição, inclusive, pode ser ponto decisivo para uma mudança gigante na arqueologia mundial. Diversos arqueólogos garantem que é hora de se criar uma vertente glacial, que explore o gelo em todo o planeta. Para eles, diversos segredos da humanidade de milhares de anos poderão ser encontrados dessa forma.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/

Imagem postada por astronauta revela suposta nave sobrevoando a Terra

Reprodução/TwitterReprodução/Twitter

Com o advento das redes sociais, segurar segredos é uma coisa cada vez mais difícil. Ainda mais quando estamos falando de questões de interesse público, como é a vida alienígena. E um segredo sobre isso pode ter vazado.

O vazamento da informação, que nunca foi confirmada pela Nasa, teria ocorrido de um jeito bem inocente: em um tuíte. E a mensagem em questão tem como autor o astronauta Scott Kelly, que está na Estação Espacial Internacional (EEI).



Em sua conta no Twitter, Kelly colocou uma foto da paisagem no local onde estava. Até aí, tudo bem, parece uma foto comum — e linda! Mas as coisas mudam quando deixamos de reparar na Terra e focamos no ponto mais acima (veja abaixo).

Lá em cima, bem próxima do final da foto, está uma figura que chamou atenção de ufólogos pelo mundo. O que seria a estrutura com duas luzes que brilha ao fundo? Seria uma nave extraterrestre? Segundo os teóricos da conspiração, sim!

Reprodução/TwitterReprodução/Twitter

A foto foi tirada no momento em que a EEI estava exatamente em cima da Índia. O objeto, porém, não tem nenhuma ligação com o país asiático. A Nasa, por sua vez, não comenta esse tipo de assunto e dá mais margem à especulação de quem acredita na existência de vida alienígena.

No último mês, a Nasa viveu uma saia justa bem parecida com esta. Durante uma transmissão espacial feita diretamente da EEI, um usuário flagrou a presença de um objeto estranho que, tão logo apareceu, sumiu da tela com o cancelamento da transmissão. A agência, mais uma vez, não comentou o assunto.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/